Nós temos 3 visitantes online

Os 49 anos de Emancipação Política de Areial

Escrito por Eudes Donato    Qua, 12 de Janeiro de 2011 16:03

Areial que era um distrito de Esperança quando da divisão administrativa do Brasil em 1935 bem como em 1938, Figurou como distrito de Esperança com o topônimo de Areal (sem o i). Pelo decreto de numero 520 de 31 de dezembro de 1943, Areal passa a denominar-se Ariús. Já na divisão do quinquênio 1949/53, seu topônimo é mudado Novo Areial. Nesta época (até 1942), quando havia eleições, os habitantes de Areal se inscreveram nas cidades vizinhas de Pocinhos, Esperança ou Campina Grande, até que em 1943 foi instalada a 1ª seção eleitoral, ocasião em que o deputado estadual Francisco Souto vendo distrito em grande progresso de povoação, apresentou um projeto na Assembleia Legislativa do Estado, propondo a emancipação política de Areal, que veio a ocorrer através da Lei estadual nº 2.606 de 05 de dezembro de 1961, a qual foi sancionada oficialmente em 10 de dezembro de 1961. Portanto em 1961 deixa de ser o distrito de Esperança e passa a ser um município, com o topônimo de Areial (com o i). Foi NOMEADO como INTERVENTOR o Sr. Souza (Jerônimo José de Souza)-(era o meu padrinho de batismo) o qual administrou por 52 dias. Logo em seguida o governador Pedro Gondim visitou Areial e adotando como critério de escolha, NOMEOU o Sr. Severino Eleutério de Maria como primeiro prefeito de Areial.

Severino EleutérioSeverino Eleutério O Sr. Severino era um grande empresário da época, pois era dele umas das maiores lojas de tecidos da região, pois ate comerciantes de Esperança vinham comprar pra revender suas peças de tecidos (fazendas como eram chamado). Também era dono de muitas terras na região.

Em 1962 ocorreu a primeira eleição municipal para qual concorreu uma chapa única, encabeçada pelo Sr. Francisco Apolinário da Silva no qual teve como companheiro de chapa o Sr. Francisco Sebastião Pereira (hoje a Câmara Municipal leva seu nome). Ambos foram vereadores antes da emancipação política de Areial, pela cidade de Esperança. Francisco Sebastião Pereira era dono de uma linha de ônibus, de Areial a Campina Grande pela estrada dos Cuités.

Francisco Apolinário da Silva era de origem do sítio Lagoa de Pedra, município de Esperança. Homem de grande personalidade e respeito e que tinha uma grande visão de futuro de Areial, era ousado nos negócios. Foi ele quem primeiro deu o progresso de Areial com muitas obras, pois no começo de seu mandato, já viajava para Brasília para trazer recursos para o município.

Na primeira gestão de Francisco Apolinário, dos vereadores que foram eleitos, vale destacar a primeira vereadora , a senhora Maria Ibiapino Pereira, mais conhecida como dona Maricota (esposa do vice-prefeito Francisco Sebastião Pereira). A bancada de vereadores da primeira gestão era composta por: Evangelista Patrício de Assis, Severino Francisco dos Santos (renunciou), Ascendino Braz da Silva, José Crispim Filho (renunciou) Manuel Rodrigues da Cunha (assumiu), Pedro Victor Guimarães, Maria Ibiapino Pererira, Geraldo Martins dos Santos.

Por medida de espaço nesta coluna, destacamos a primeira gestão, ate porque eles foram os primeiros e pioneiros da história política de Areial. Os outros posteriores também fazem parte da história de Areial, mais isto serão destaques no lançamento futuro sobre a história do município.

Até hoje Areial teve nove prefeitos. São eles:
Severino Eleutério de Maria, Francisco Apolinário da Silva, Dorgival Candido Cabral, José Barbosa Alves, Valdomiro Franscico Xavier, Arnôbio Barbosa Alves, Miguel Benjamin de Sales (assumiu por um período de seis meses), Francisco de Assis Fernandes, Adelson Gonçalves Benjamin (atual prefeito reeleito – filho de minha irmã Terezinha Gonçalves).

Por coincidência, até hoje, também so tivemos nove mulheres vereadoras, são elas:
Maria Ibiapino Pereira (dona Maricota), Severina Pereira dos Santos, Nautilia de Souza Guimarães da Silva, Geralda de Oliveira Borges, Ivanilde Costa dos Santos, Lucia Diniz Martins, Nilza Maria de Lucena Pereira, Maria do Carmo A. da Silva (nina), Maria Gorete Custódio.

Vereadores recordistas de mandatos:
Arthur Barbosa Alves – 6 mandatos, Ivanilde Costa dos Santos - 6 mandatos, Adriano Martins de Sales – 5 mandatos, Geraldo Martins dos Santos – 4 mandatos, José Eguiberto da Rocha – 4 mandatos, A vereadora Ivanilde pode bater o recorde, pois atualmente exerce o mandato. O vereador Adriano Martins foi eleito o mais jovem ate hoje, na época tinha 18 anos e ainda exerce o mandato.

PrefeitoPrefeitoO Prefeito atual, Adelson Gonçalves Benjamin exercendo a reeleição, (assumiu o cargo de prefeito na gestão de Francisco de Assis Fernandes por um período de trinta dias) por tanto esta sendo pela terceira vez prefeito de Areial. Depois que foi eleito, Areial deu um passo extraordinário em seu progresso, pois Adelson encontrou uma prefeitura cheia de dividas e com seis meses de atraso aos funcionários, e faltando de tudo. Em seis anos de mandato, o prefeito Adelson fez mais obras que todos os prefeitos anteriores, ou seja, mais que 40 anos governado pelos seus antecessores. Criou um projeto Mínimo Social, (cadastrados atualmente mais 350 famílias, e quer chegar as 500 famílias) e que serviu para vários prefeitos querer copiar o seu projeto.

Por isso recebeu a medalha de honra ao mérito da assembleia Paraibana pelo projeto e como uma das melhores administrações da Paraíba no ano de 2010. Adelson esta de Parabéns pela brilhante administração que vem fazendo, e que Areial esta indo de passos largos no caminho certo e dando um grande salto para o progresso desse município.

Parabéns Prefeito.

 

Escrito por Eudes Donato - www.areialvirtual.blogspot.com

Os 49 anos de Emancipação Política de Areial
 
You are here: